PREFEITURA DE SANTA LUZIA DO ITANHI INCLUI CAMARÃO NO CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A Prefeitura de Santa Luzia do Itanhi segue o exemplo do município de Indiaroba e do Estado de Sergipe e inclui no cardápio da alimentação escolar o camarão, através da Secretaria de Municipal de Educação- SEMESLI. Esse alimento agrega saúde, segurança alimentar, desenvolvimento e fortalece a agricultura familiar.

A aquisição desses gêneros alimentícios serve de incentivo para a produção agrícola local e para o desenvolvimento do município com os produtores do crustáceo.

Para a nutricionista do município (Jakeline Mayane Sales Soares) o camarão é um dos frutos do mar mais consumidos do mundo, ele se destaca pelo seu valor nutricional, rico em de proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina D e E, e Ômega 3, possuindo assim diversos benefícios a saúde.

A inclusão do Filé de Camarão na alimentação escolar é muito importante para a diversificação do cardápio ofertado aos alunos da rede municipal de ensino, além de incentivar a ingestão de um alimento regional, cultural e local, promovendo assim a criação de novos hábitos na primeira infância.

Será ofertado na alimentação escolar de forma gradativa, para que consiga fazer uma analise de aceitabilidade dos alunos, através do teste de aceitabilidade que é realizado a cada novo alimento que é incluso na alimentação escolar.

Segundo a Secretária de Educação (Profª Osania) “ a inclusão do camarão na alimentação escolar possibilitará não apenas promover uma alimentação saudável e diversificada aos estudantes, mas também o fortalecimento dos pequenos produtores locais do crustáceo”.

Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE

Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhi.

Secretaria Municipal de Educação.

Secretaria Municipal de Agricultura.

Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura.