Siga-nos nas Redes Sociais:

ENCONTRO PROMOVIDO PELO PSE DEBATE COM ALUNOS DE SANTA LUZIA, O TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, ambos da Prefeitura de Santa Luzia do Itanhi, os jovens receberam orientações de conscientização sobre a gravidez na adolescência. O encontro que aconteceu na tarde de hoje, dia 30, no centro dos Idosos, reuniu vários profissionais da saúde e professores.

A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida.

É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária.

Dados de 2011 mostram que o país teve 2.913.160 nascimentos, sendo 533.103 nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos e 27.785 nascidos de meninas de 10 e 14 anos. Vale salientar ainda que cerca de 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.

A falta de informação está relacionada com o aumento das grávidas adolescentes.

É importante destacar que, apesar de ocorrer em diferentes grupos, a gravidez na adolescência está associada diretamente com baixa renda, baixa escolaridade e pouca perspectiva de futuro. Diversos estudos comprovam essa relação, inclusive dados governamentais.

Quais problemas a gravidez na adolescência pode acarretar à mulher?

Muitas pessoas acreditam que o problema da gravidez na adolescência está exclusivamente no fato de muitas mães e pais nessa idade não apresentarem maturidade e renda suficiente para criar uma nova vida. Entretanto, o problema vai além dos fatores psicológicos e econômicos.

A mulher grávida precocemente pode apresentar sérios problemas durante a gravidez.

ASCOM

Scroll to top
Pular para o conteúdo