Projeto realizado com jovens de Santa Luzia do Itanhy é finalista em premiação em São Paulo


O projeto “Arte Naturalista” realizado pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), concebido pela coordenadora da área de Economia Criativa, Renata Piazzalunga, com jovens talentos em ilustração do município de Santa Luzia do Itanhy, foi selecionado como um dos finalistas pela Comissão Julgadora do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016, na Categoria Natureza. A solenidade de premiação acontece no próximo dia 19 de outubro, durante o Congresso Ecogerma, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O IPTI é uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, privada, com fins não econômicos e parceira do Governo de Sergipe que apoia suas iniciativas através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).  

De acordo com Saulo Barretto, coordenador do IPTI em Sergipe, o projeto Arte Naturalista tem como objetivo desenvolver o ensino de arte, estimular a geração de renda da região via economia criativa e promover educação ambiental. “O projeto proporciona um novo significado do mangue para a sociedade, através da beleza das ilustrações feita por jovens talentosos de Santa Luzia do Itanhy, ao mesmo tempo em que proporciona novas perspectivas de vida e de renda para os jovens beneficiados, que agora atuam como transformadores sociais na região”, destacou.

 

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade é realizado anualmente e reitera a contribuição da Câmara Brasil-Alemanha e seus associados à formação e ao desenvolvimento do Brasil. O Prêmio homenageia simbolicamente o emérito pesquisador alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius, cujo trabalho contribuiu grandiosamente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural do país, reconhecendo o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito socioambiental.

Fonte: Sedetec